Exercício físico: como manter a constância e evitar o desânimo?
Exercício físico: como manter a constância e evitar o desânimo?

Exercício físico: como manter a constância e evitar o desânimo?

Começou a treinar na academia, mas não está animado o suficiente para frequentá-la com regularidade? Saiba que você não está sozinho nessa. Cerca de 3,7% dos inscritos, abandonam o exercício físico antes dos primeiros 12 meses. 

Apesar do percentual de desistência, a continuidade é importante para manter a constância, alcançar os resultados desejados e melhorar a qualidade de vida. Por isso, para ajudar aqueles que se encontram desanimados com o treinamento, criamos este post recheado de dicas!

Quer saber o que você deve fazer para se manter animado, e tornar o exercício físico uma prática do cotidiano? Então é só continuar lendo!

Escolha uma boa academia

O primeiro passo é escolher uma boa academia! Para tanto, é possível observar alguns fatores na hora da decisão.

Se a pessoa se desloca de carro, deve verificar se o local conta com estacionamento. Outro diferencial é a variedade e quantidade de aparelhos disponíveis, afinal, ninguém quer ter que esperar muito.

Depois de observar os equipamentos, é preciso conferir quais são as modalidades oferecidas na academia. A última ação para acertar na escolha da academia é conversar com os professores e observar se a equipe é qualificada.

[rock-convert-cta id=”1199″]

Defina metas alcançáveis

Estabelecer metas é importante e motivacional. Entretanto, se a meta traçada for intangível pode haver uma grande desmotivação. Por isso, a nossa dica para que se consiga manter a constância na prática de atividade física é sempre pensar em metas atingíveis.

Nesse momento é preciso ser honesto e realista consigo! Isso não quer dizer que os objetivos devem ser fáceis. Eles precisam atender aos objetivos de cada um, mas não podem ser tão difíceis ao ponto de que a pessoa desista.

Para facilitar, o mais indicado é pensar em metas a curto, médio e longo prazo. As metas em curto prazo podem ser um pouco mais fáceis, já as que devem ser conquistadas a longo prazo devem envolver um pouco mais de responsabilidade.

Ah, as metas também não precisam estar relacionadas somente a perda de peso, ok? Elas podem envolver diversos fatores relacionados à atividade física, e que atrapalhem a prática do exercício físico.

Quer ver um exemplo?

  • Meta em curto prazo: não tomar refrigerante e realizar exercício físico ao menos duas vezes por semana neste mês;
  • Meta em médio prazo: frequentar a academia durante três meses ininterruptos;
  • Meta em longo prazo: melhorar o percentual de gordura em x%.

[rock-convert-cta id=”1195″]

Determine dias e horários exatos para treinar

Outra dica interessante é organizar a agenda e ver quais são os dias e horários disponíveis para ir à academia. Reservar dias e definir horários exatos faz com que a pessoa tenha um compromisso e evita que se falte aos treinos.

Quer ver um exemplo? Se um amigo seu o convida para uma janta e você não tem dias definidos para treinar, provavelmente aceite o convite. Contudo, se os dias do seu treino estão marcados, a resposta será que nesse dia você tem que ir à academia, e a data do encontro será remarcada.

Sabemos que nem sempre é possível faltar a um compromisso. Nesses casos, é necessário tentar sempre remarcar o dia do treino para não perder o ritmo. A continuidade é importante para manter a motivação!

Prepare a mochila um dia antes

Pode parecer besteira, mas arrumar as roupas e o material de treino um dia antes pode fazer você vencer a preguiça! Portanto, separe a roupa, os tênis, a toalha, as luvas, a garrafa de água e qualquer outro acessório utilizado na sua prática de exercícios físicos.

No outro dia ficará muito mais fácil não desistir do treinamento, afinal, você não arrumou tudo à toa!

Crie uma playlist para treinar

Outra ação que pode manter alguém motivado é criar uma playlist com músicas animadas e ao gosto da pessoa para acompanhar a prática de exercício físico. Claro que ela não vai fazer ninguém sair de casa, contudo, é mais um fator motivacional, certo?

Então, baixe agora mesmo um aplicativo de músicas e adicione todos os hits que gostaria de ouvir durante o treinamento. Como dizem, a música certa pode tornar tudo mais atrativo e fácil.

Encontre uma atividade que goste

Muitas pessoas desistem do exercício físico porque não se interessam em fazer musculação. Quer saber a notícia boa? Ninguém é obrigado a escolher essa modalidade! Apesar do treinamento de força ser importante para evitar possíveis lesões e manter a musculatura e as articulações fortalecidas, existem muitas outras possibilidades de exercícios.

Modalidades como lutas, step, jump, ginástica localizada, axé, zumba, ritmos, circuito funcional, spinning e dança, estão presentes nas melhores academias e são ótimas opções para manter a pessoa animada com o exercício físico.

Convide algum amigo para fazer exercício físico com você

Ter uma companhia para treinar é sempre positivo! Normalmente, os amigos costumam convencer um ao outro, quando uma das partes não está muito motivada para sair de casa.

Além disso, ao marcar com um amigo o compromisso não passa a ser só da própria pessoa, pois há uma responsabilidade com um outro alguém. Esse fator também pode evitar que qualquer desculpa seja usada para não ir à academia.

Conheça a FitClass

Se você chegou até aqui e quer encontrar o lugar ideal para praticar exercício físico e ficar motivado, conheça a FitClass!

A academia conta com um acompanhamento mais próximo e personalizado dos professores. Além disso, há uma grande diversidade de atividades físicas, se adequando aos diferentes perfis dos alunos e buscando atender a necessidade de todos.

A FitClass está há um longo período no mercado e, com certeza, lá você vai encontrar motivos suficientes para manter a constância e vencer o desânimo!

O exercício físico é uma das primeiras atividades a ser cortada da rotina, quando surge algum compromisso, ou quando o corpo pede descanso. Manter uma rotina de treinamento constante exige muito foco e dedicação.

Por isso, siga as dicas acima: escolha um bom lugar para treinar, defina metas alcançáveis, estabeleça os dias e horários do treino, convide os amigos, converse com os treinadores e, o mais importante: não desista! Mesmo que pareça difícil e você falte alguns dias, foque no resultado que está buscando e lembre-se que o exercício físico promove saúde, emagrecimento e, principalmente, qualidade de vida!

E então, gostou do post? Agora que você já sabe o que deve fazer para ficar motivado e não abandonar o exercício físico, entre em contato com a FitClass e inicie o seu treinamento agora mesmo!

[rock-convert-cta id=”1197″]