Exercício Funcional x Crossfit: entenda as diferenças!
Exercício Funcional x Crossfit: entenda as diferenças!

Exercício Funcional x Crossfit: entenda as diferenças!

Você provavelmente tem certa dificuldade quando quer escolher as melhores atividades físicas para aumentar a massa muscular, a resistência e o condicionamento — mas, ao mesmo tempo, perder peso. Essa dúvida gira em torno principalmente da disputa exercício funcional x crossfit.

Os dois tipos de treino exigem um trabalho multiarticular, ou seja, o movimento de vários grupos musculares simultaneamente. A diferença entre eles está na intensidade e no método desenvolvido para a prática, além dos objetivos que se quer alcançar com cada um.

Por isso, vamos explicar um pouco sobre as duas modalidades separadamente, seus respectivos benefícios e, até mesmo, para quais casos são mais indicadas. Confira!

Quais são as características do exercício funcional?

Como o próprio nome já diz, esse tipo de atividade tem como intuito a melhora da capacidade funcional. Isso significa que ele visa à maior eficiência e autonomia da pessoa para a realização de ações normais na vida cotidiana.

Trata-se de buscar pelo movimento de diversas articulações e vários músculos na prática de um mesmo exercício. Além disso, estamos falando de uma forma de trabalhar melhor sua flexibilidade e seu equilíbrio. Há, ainda, os benefícios para a coordenação motora, pois seu cérebro precisa trabalhar para a realização dos movimentos.

Como esse tipo de treinamento tem o objetivo de aperfeiçoar as atividades diárias, alguns dos aparelhos utilizados na modalidade visam à reprodução da ação natural. Então, caminhar, correr, saltar e equilibrar-se são práticas extremamente comuns para essa situação.

[rock-convert-cta id=”1195″]

Como funciona o crossfit?

O crossfit combina diversas atividades de atletismo, ginástica e levantamento de peso, que são desenvolvidas de forma similar a uma competição, sempre traçando diferentes metas em alta intensidade. Dessa maneira, o exercício acaba sendo extremamente desafiador e, por você querer sempre se superar, muito estimulante.

Por mais difícil que pareça ser, não se assuste. Os iniciantes nessa prática passam primeiramente por um período de adaptação, quando são ensinados alguns exercícios básicos e fundamentais. Trata-se de uma forma de treinar o cérebro para a correta execução de cada movimento.

Após obter um conhecimento aprimorado das ações que são base na modalidade, você pode partir para as aulas em grupo, geralmente feitas em uma espécie de circuito — sem descanso para o corpo e, conforme já dito, com uma maior intensidade. Por esse motivo, o crossfit é muito conhecido pela grande queima calórica e pelo ganho de massa muscular.

As atividades são muito similares àquelas praticadas por soldados e carregam um teor militar nas ações. É comum haver flexões, abdominais, exercícios em barras fixas, corridas e agachamentos, além do uso de objetos como cordas e pneus.

Quais são os benefícios do exercício funcional e do crossfit?

Agora que já sabemos um pouco mais sobre as particularidades das duas modalidades, é interessante entendermos detalhadamente os benefícios proporcionados a quem as pratica. Assim, vamos descrever um pouco cada um deles, até mesmo para ajudar nessa escolha exercício funcional x crossfit.

Vantagens do exercício funcional

O exercício funcional é indicado para todas as pessoas que buscam um melhor condicionamento físico, mas sem o excesso de músculos. Com ele, é possível melhorar a resistência, o equilíbrio, a agilidade e a potência do corpo. Para isso, os grupos de músculos que são responsáveis pela estabilidade e sustentação são devidamente trabalhados.

Esse treino fortalece os músculos mais profundos da região do abdômen, da lombar e da pelve, que são muito importantes quando o assunto é a correção da postura e a prevenção de lesões. O exercício funcional é um excelente modo de melhorar as articulações, fortalecendo os ligamentos e tendões.

Com ele, é possível garantir ganhos em sua coordenação motora, flexibilidade e resistência. Trata-se de uma maneira de aperfeiçoar o padrão dos movimentos e contribuir para a consciência corporal, além de beneficiar os sistemas cardíaco e respiratório (que acompanham qualquer atividade física).

Pontos positivos do crossfit

O crossfit é uma modalidade que exige o trabalho cardiovascular e muscular em intensidade elevada, sendo mais notórios os ganhos em massa muscular e a perda de peso. Seu grande foco é em exercícios que necessitam de maior força para serem executados. Combinado a esse fato, o ar de competição do ambiente contribui para você sempre ter ânimo em ir mais longe.

Nos circuitos, alguns objetos auxiliam as práticas e, de maneira focalizada, asseguram a atividade de grupos musculares isoladamente. Dessa forma, as cordas, por exemplo, garantem o trabalho mais específico dos braços e da musculatura do abdômen (que precisam estar contraídos para assegurar a estabilidade).

Outros exercícios que envolvem saltos, corridas e até alguns movimentos de luta exigem a força dos membros inferiores. Já o levantamento de peso é um exemplo de ação realizada no crossfit que consegue contribuir para a atividade de todo o corpo.

Em que casos as práticas são indicadas?

Muito praticado por atletas, bastante empregado em tratamentos de fisioterapia e disponível em treinos de diversas academias, o exercício funcional é, das duas modalidades, a que tem um maior alcance de público.

Vale destacar que é preciso ter um acompanhamento profissional para ajustar o nível da atividade ou sua dificuldade — e, para os quadros fisioterápicos, adaptá-la à lesão em questão. Esse exercício é bastante indicado para quem deseja melhorar as habilidades físicas, pois apresenta uma menor taxa de danos às articulações e aos tendões, além de mais flexibilidade.

Para as crianças, a indicação vem da necessidade e maior facilidade de, nessa idade, trabalhar a coordenação motora. Já para os idosos, benefícios como o ganho de resistência e força ou a melhoria nos padrões de movimento são os pontos levados em consideração.

Quanto ao crossfit, o alcance de público não é tão generalizado, pois são reais os riscos de piorar as lesões já presentes em suas articulações, por exemplo. Dessa forma, pode ser interessante a prática da modalidade combinada aos exercícios funcionais, que vão assegurar a melhora e o bom funcionamento de sua estrutura corporal.

De todo modo, o crossfit é indicado para todas as pessoas que têm o objetivo de ganhar massa muscular. Os exercícios, por mais que sejam feitos em grupo, em um circuito, serão adaptados a seus limites e você sempre terá a vontade de superá-los, visto que o ambiente carrega a ideia de competição.

De toda forma, o importante é movimentar-se, pois só assim você garantirá mais disposição e condicionamento físico ao seu corpo. Essa também é uma ótima maneira de manutenção dos sistemas de circulação.

Nosso artigo ajudou você a entender a diferença entre exercício funcional x crossfit? Conseguimos nortear sua escolha entre praticar uma das duas ou até ambas as modalidades? Então, descubra como definir metas para as atividades físicas o ajudará a manter-se focado!

[rock-convert-cta id=”1199″]