Lesionando as costas ao treinar? Entenda porque isso pode estar acontecendo!
Lesionando as costas ao treinar? Entenda porque isso pode estar acontecendo!

Lesionando as costas ao treinar? Entenda porque isso pode estar acontecendo!

Diversas pessoas sofrem com lesões nas costas ao realizarem treinos, mas não sabem o motivo disso acontecer. Você também é uma delas? Veja bem, de maneira geral esse tipo de problema surge quando você não presta atenção na sua postura durante a realização dos exercícios.
Além disso, eles ainda podem surgir pela ausência de alongamentos e outros cuidados. Nesse sentido, ao longo deste post você poderá encontrar alguns motivos que geram lesões nas costas. Confira:

1 – Não alongar antes do treino

Os exercícios de alongamento são essenciais para evitar lesões, principalmente na região das costas. Isso além de provocar muitas dores pode comprometer todos os resultados que poderiam ser conquistados com o treino.
Ao pular esses exercícios, você começa a praticar os exercícios físicos com todo os músculos das costas tensos. Essa situação torna-se muito mais grave, na medida em que os mesmos são forçados com todo o peso das máquinas e dos exercícios.
Por isso, não inicie seus treinos sem começar com uma boa sessão de exercícios de alongamento, bem como finalize-o sempre realizando atividades de relaxamento muscular. Assim, você evitará qualquer tipo de lesão nas costas, ou em qualquer outra área do corpo.

2 – Exagerar no levantamento de peso

Se você é um daqueles que acha que para ter bons resultados é necessário levantar uma grande quantidade de peso, é melhor você começar a mudar de opinião. Veja bem, ao exagerar no peso das máquinas é bem provável que surjam lesões nas suas costas. Principalmente se você é iniciante.
Outro causa comum deste tipo de lesão, está relacionada a forma como você executa cada exercício. Quando eles são feitos de maneira muito rápida, sem o controle adequado da respiração ou com a postura inadequada é bem provável que surjam distensões e lesões na lombar.
Assim busque fazer todos os exercícios do treino com calma, mantendo o peso adequado e executando-os de maneira correta. O recomendado é realizar as repetições lentamente, na proporção de 1 segundo para o levantamento e 3 segundos para abaixar o peso.

[rock-convert-cta id=”1203″]

3 – Executar o puxador na frente de maneira errada

Esse exercício, que tem como principal objetivo trabalhar os músculos da região da grande dorsal, é considerado um dos que mais provoca lesões na costas durante os treinos.
Isso geralmente acontece devido ao fato de que os praticantes jogam todo o peso do corpo para trás e ainda aumentam o peso do aparelho. Isso faz com que ocorra uma maior extensão da coluna e a sobrecarrega.
Para evitar as lesões nesses casos, o ideal é sempre manter a coluna reta e o abdômen contraído. Isso evita que as costas fiquem sobrecarregadas e surjam lesões na região.

4 – Forçar a lombar no Leg Press 45º

Apesar do Leg Press 45º ser uma máquina específica para fazer exercícios de definição de pernas, é possível lesionar tanto os músculos das pernas quanto os localizados na lombar. Como isso acontece?
Geralmente as lesões são causadas quando você exagera no peso da carga e coloca suas mãos em cima dos joelhos, como forma de ajudar a forçar a perna e finalizar o exercício. Contudo, essa prática é danosa e pode causar as lesões mencionadas.
O recomendado é sempre manter as mãos segurando os pegadores localizados nas laterais da máquina, assim as costas se mantém totalmente posicionadas no assento, o que permite que você projete uma boa postura, ao longo de todas as repetições.

5 – Errar a execução da remada na polia

Outro grande fator que provoca lesões nas costas durante os treinos é errar a execução da remada na polia. Apesar desse exercício ser aparentemente fácil, a maioria das pessoas acaba projetando muito o corpo para frente ao pretender melhorar os resultados.
O que isso provoca? É simples, os músculos das costas não só não são trabalhados de maneira eficaz, como isso também causa o aumento as possibilidades do praticante sofrer lesões e dores na região lombar.
Nesses casos, o ideal é que você sempre mantenha o tronco inclinado e completamente estático. Isso evita que você sinta dores nas costas e até desenvolva problemas mais graves.

6 – Má execução do Stiff com a barra

Quando mal executado, esse exercício pode causar sérios danos nas costas do praticante. Isso ocorre porque geralmente as pessoas curvam todo o tronco na hora de projetar a barra para o chão e ainda continuam com a cabeça levantada.
Nesses casos, o ideal é que você não só sempre mantenha a coluna reta durante a execução do movimento, como também o execute com a orientação especializada.
Isso irá ajudar você a evitar dores lombares e aproveitar todos os benefícios que esse tipo de exercícios pode oferecer. E o melhor de tudo: sem correr o risco de sofrer lesões nas costas.

7 – Manter a postura errada no glúteo com caneleira

O glúteo com caneleira é o exercício ideal para quem deseja tonificar e definir toda a região dos glúteos. Contudo, o que você pode não saber é que ele pode ser o responsável pelo surgimento de lesões nas costas.
Isso ocorre principalmente, quando o praticante mantém a postura inadequada durante todas repetições desse exercício. Assim, quando a perna fica numa área afastada ou desalinhada do tronco, faz com que o exercício perca sua efetividade e cause dores nas costas.
Para evitar que isso aconteça é importante seguir todas as orientações do educador físico. O ideal é sempre manter as pernas flexionadas num ângulo de de 90 graus em relação ao tronco.

Ao longo do post você pode conhecer as principais razões que podem estar causando lesões nas suas costas. São erros comuns, que podem ser facilmente evitados com o acompanhamento de um bom profissional de educação física.
Como também prestar atenção na postura durante as repetições dos exercícios e executá-los com calma e com o peso adequado do seu treino. Assim, você irá conquistar resultados incríveis e manter o corpo em forma, sem precisar se machucar com isso.

[rock-convert-cta id=”1199″]