Sinto mais fome quando treino. Por quê?
Sinto mais fome quando treino. Por quê?

Sinto mais fome quando treino. Por quê?

Quem nunca teve um ou outro amigo ou amiga que sai da academia ou da pista de caminhada e, a caminho de casa, para na primeira padaria para matar uma fome louca que parece surgir durante o treino?

Pode ser intrigante de se ver quando acontece com os outros, mas quando somos nós que passamos pelo drama, conseguimos sentir o quanto é frustrante não conseguir controlar o aumento do apetite por conta dos treinos e perceber que o corpo não muda, apesar do esforço, exatamente por causa dessas calorias a mais que são ingeridas após a atividade física.

A princípio, parece não haver solução. Ora, você gasta mais energias e, naturalmente, o corpo cria a vontade de que você busque alimentos para nutrir a nova rotina de gasto calórico que adotou, ou seja, o resultado de sair do sedentarismo e se tornar fisicamente ativa. Mas, espere aí! Será que ser fisicamente ativa significa ter que comer mais? Como é possível emagrecer comendo mais do que se comia antes de entrar na academia? Essas e outras perguntas serão respondidas nesse artigo para tentar esclarecer a razão dessa mudança brusca de apetite e o que deve ser feito para controlá-lo.

Primeira dica: tenha calma

Não se desespere porque exagerou no jantar depois que saiu da academia ou porque não resistiu e comeu alguma guloseima depois do treino. É natural que tenhamos dificuldade de adaptar a nossa alimentação no início. Ora, nosso corpo sofreu uma modificação que envolve diretamente a nossa dieta. Isso significa que devemos ter também uma nova rotina alimentar para dar conta de um gasto calórico maior sem que isso signifique ganhar peso.

Ser fisicamente ativa sempre será a escolha mais saudável

Muitas pessoas que ganham apetite após começarem a treinar se questionam se não seria melhor continuar sedentárias, porém comendo menos. É preciso ter cuidado com esse tipo de pensamento, já que pode ser uma desculpa para parar de treinar. Ser fisicamente ativa sempre será uma escolha mais saudável do que ser sedentária, pois mesmo comendo um pouco mais, você estará nutrindo um organismo dinâmico, fortalecido, cujos órgãos possuem maior capacidade de funcionamento e menos chances de desenvolver doenças oriundas de um estilo de vida sedentário.

Nesse contexto, voltamos à desconstrução do velho tabu de que pessoas acima do peso não são saudáveis e que pessoas magras são. Já foi provado que o peso e o volume de massa não necessariamente significa que um indivíduo é ou não saudável. Quando o foco é emagrecimento, o sedentarismo certamente não deve ser considerado, especialmente sob uma dieta restritiva. O caminho certo é aliar atividade física e alimentação saudável para que, como resultado, se obtenha um organismo no peso ideal, com medidas ideais e livre das chances progressivas de se desenvolver doenças que o sedentarismo proporciona.

[rock-convert-cta id=”1195″]

Por que sinto fome quando treino e como posso resolver este problema?

Se você sente uma fome desmedida quando treina é altamente provável que não esteja se alimentando de acordo com uma rotina saudável. A recomendação nutricional, especialmente para quem deseja perder peso, é que se alimente de três em três horas, fazendo refeições pequenas, pobres em gordura e ricas em vitaminas e outros nutrientes indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. Nessas refeições, a depender do horário do seu treino, é preciso adaptar uma refeição pré-treino e uma refeição pós-treino. Assim o seu organismo não fica sem energia durante a atividade e utiliza os nutrientes do que foi ingerido por último para construir e fortalecer sua massa magra e eliminar gorduras. Tendo se alimentado o dia todo de três em três horas e fazendo refeições pré e pós-treino adequadas já pode reduzir drasticamente esse apetite que você sente durante o treino.

O pré-treino

Ao começar uma atividade física, é indispensável a definição de uma refeição a ser feita, pelo menos, uma hora antes do treino. Essa refeição será o combustível necessário para a sua atividade física e deve ser composta por alimentos ricos em carboidratos simples, que podem ser eliminados de forma mais rápida. É importante lembrar que isso não significa comer alimentos muito gordurosos ou ricos em carboidratos em grande quantidade. Lembre-se que o treino possui capacidade de eliminar o que é ingerido com moderação. Podemos sugerir como bom pré-treino uma salada de banana, mamão, mel e granola, por exemplo. Entre os alimentos ricos em carboidratos, procure escolher aqueles que possuem mais vitaminas. Assim, você terá benefícios adicionais para o seu organismo.

O pós-treino

Após o treino, nada de passar fome, especialmente se você já está louca para comer algo. O pós-treino é fundamental para potencializar a eficiência do seu treino, já que repõe os nutrientes que foram gastos durante a atividade física. Se você não come, o seu organismo terá que recorrer a alguma fonte de energia e a primeira opção serão os músculos, afetando a construção da sua massa magra. Comendo algo excessivamente calórico, você repõe todas as calorias que foram gastas durante o treino e ainda permite que sobrem algumas que lhe impedem de perder peso.

Use a necessidade de nutrição pós-treino de forma inteligente. Alimente-se bem com uma refeição rica em proteínas – que ajudam na recuperação muscular – e vitaminas. Alimentos low carb e low fat também são bastante indicados para acompanhar. Evite açúcares e alimentos gordurosos e industrializados, especialmente se o seu pós-treino for feito à noite. É interessante que você se alimente até uma hora após a atividade.

É necessário suplementar?

A suplementação é uma questão que ainda enfrenta muitas divergências entre os profissionais da saúde. Em todo caso, cada situação precisa ser analisada isoladamente por um nutricionista. Caso você se consulte e este profissional acredite que a suplementação é vantajosa para o seu caso, não tenha medo de utilizar os produtos indicados. Porém, utilizar suplementos por conta própria e pode ser arriscado para o funcionamento dos rins e até mesmo do coração (no caso de termogênicos muito fortes). Além disso, podem trazer o resultado contrário ao esperado, já que servem apenas para complementar uma dieta deficiente.

[rock-convert-cta id=”1201″]